Chave Google API Key
Aqui o lojista será instruído de como criar uma chave para utilizar os mapas do Google em nosso PDV
Last updated
Aqui o lojista será instruído de como criar uma chave para utilizar os mapas do Google em nosso PDV
Last updated
Todas as informações expostas aqui foram validadas em janeiro de 2023 e podem mudar a critério do Google a qualquer momento
Hoje a Netcontroll oferece vários recursos que utilizam os serviços de mapas e geolocalização do Google Maps. Para que o acesso desses recursos seja utilizado é preciso obter uma chave a qual é vinculada a conta Google.
A criação da conta e chave teste no Google é gratuita, porém, será necessário a vinculação de um cartão de crédito internacional por questões de segurança. Logo após criar sua chave, o lojista recebe $300 dólares em créditos de teste gratuito. É importante lembrar que o crédito nesse valor é oferecido somente uma vez e não será oferecido mensalmente. É importante lembrar que a avaliação gratuita termina quando o lojista utilizar todo o crédito ou após 90 dias corridos, o que ocorrer primeiro.
Assim que o teste gratuito terminar, o sistema Google solicitará que o lojista faça um upgrade da conta para continuar usando o API do Google Maps e você pode seguir as etapas deste Link.
Feito o upgrade da conta, o lojista receberá um crédito grátis mensal de U$200 dólares para utilizar os recursos de mapa do Google. Isso significa que o lojista poderá utilizar o serviço de mapas gratuitamente desde que o uso mensal não ultrapasse os U$200 dólares. Este valor equivale a aproximadamente 28.000 requisições simples por mês.
Clicando aqui é possível consultar estas mesmas informações direto do site da Google Cloud.
Caso o uso ultrapasse essa cota mensal de U$200 dólares haverá cobrança no uso dos mapas e suas funções pelo Google, de acordo com a tabela de preços vigente por eles. Clique aqui e consulte esta tabela.
Apenas para informação, o valor utilizado em recursos de mapa é de aproximadamente U$22 dólares a cada 1.000 pedidos, todavia, este valor pode variar de acordo com as funcionalidades utilizadas.
Os valores são definidos pela Google e podem ser alterados a qualquer momento, em caso de dúvidas, entre em contato com a Google neste link.
Basta acessar este link ou entrar diretamente por aqui e seguir os passos você irá criar um e-mail com domínio gmail.com.
Guarde este e-mail e a senha criada pois serão necessários futuramente.
Primeiro, acesse este endereço.
Caso não esteja conectado com sua conta do Google, clique no canto superior direito em fazer Fazer Login, então entre com seu e-mail e senha do Gmail.
Caso já esteja conectado, clique no canto superior direito em Console. Caso não apareça o botão Console, clique em Primeiros passos.
Na próxima tela (etapa 1 de 2), concorde com os Termos de serviço do Google e clique em Continuar.
Na próxima tela (etapa 2 de 2), preencha as informações obrigatórias solicitadas.
Após terminar de preencher todos os campos solicitados, clique em Iniciar minha teste gratuito.
Na próxima tela, responda as quatro perguntas solicitadas.
Na próxima tela aparecerá a sua chave API. Copie ela e envie para nosso suporte para que possamos fazer a vinculação em sua loja. Caso perca o número da sua chave API, não se preocupe pois logo abaixo explicaremos como encontrá-la.
É extremamente importante deixar as duas opções marcadas. A primeira opção dará acesso ao uso completo da API, enquanto a segunda opção irá te avisar caso o seu limite de uso da API gratuita estiver alcançando os U$200.
Caso tenha perdido o número da sua Google API Key, você pode visualizá-la seguindo o seguinte caminho:
Acesse o Google Cloud pesquisando no navegador ou acessando esse link.
Após acessar, clique no menu de navegação no canto superior esquerdo, vá em APIs e Serviços e clique em Credenciais.
3. Clique em EXIBIR CHAVE e ela aparecerá na tela.
É possível criar alertas e orçamentos para que o uso indevido da Google API nas rotas de entregas não pegue o lojista despercebido com qualquer tipo de cobrança
É muito importante ter um orçamento cadastrado na Google Cloud para não extrapolar o limite de usos fazendo com que seja cobrado um valor exagerado do cliente pelo uso das rotas nas entregas do PDV.
Todas as informações expostas aqui foram validadas em abril de 2021 e podem mudar a critério do Google a qualquer momento
O primeiro passo a ser seguido é fazer login na plataforma da Google Cloud, para fazer este login basta clicar aqui.
No campo nome coloque o nome do orçamento
No campo projetos selecione o projeto a qual vai ser aplicado o orçamento, caso tenha apenas um deixe na opção todos os projetos
No campo serviços selecione a opção todos os serviços
Clique em próximo para avançar para o próximo passo
Após o período de teste gratuito do Google (1º mês) limpe a caixa de promoções e outros créditos para ter uma visualização mais precisa do uso.
Tipos de orçamento
Valor especificado - Caso deseje selecionar um valor específico para manter o controle dos gastos selecione esta opção.
Gastos do mês anterior - Caso selecione esta opção o orçamento pegará o valor gasto no mês anterior para utilizar como base.
Caso o tipo de orçamento selecionado tenha sido o valor especificado terá que ser selecionado um valor no campo "Valor Desejado", caso tenha sido selecionado a opção Gastos do mês passado o campo de "Valor Desejado" será automaticamente preenchido com base no valor gasto no mês anterior
Nesta parte basta configurar os limites de uso, preenchendo a porcentagem e o valor
Tipos de Gatilho
Real - Envia alertas quando a despesa real do período exceder o valor do orçamento
Previsto - Envia alertas quando a previsão dos gastos exceder o valor do orçamento
Marque a opção de enviar alertas por e-mail aos administradores e usuários do faturamento
Após todo o processo clique em concluir que o orçamento será criado, você será redirecionado a tela de orçamentos onde conseguirá editar ou excluí-los caso deseje
Nesta página ensinaremos uma maneira de previnir uma possível cobrança com valor alto referente ao Google Maps caso o limite grátis seja passado
A plataforma do Google Maps permite configurar limites de uso para que não aconteça algum caso de cobrança inesperada. Basta seguir os passos abaixo onde ensinaremos como configurar isto.
Todas as informações expostas aqui foram validadas em abril de 2021 e podem mudar a critério do Google a qualquer momento
O painel pode ser acessado clicando neste link.
Importante lembrar que nosso sistema usa 4 das APIs que o Google oferece, sendo necessário entrar em cada API e configurá-la a parte
Essas APIs são:
Directions API
Geocogind API
Maps JavaScriptt API
Places API
Importante lembrar que não temos exatamente uma métrica de quantas vezes cada API será usada por dia, recomendamos utilizar 1 mês livremente e utilizar este mês como parâmetro para fazer essa limitação de uso das APIs