Classificações Fiscais
Nesta aba mostraremos para que serve cada campo na hora de criar uma classificação fiscal além de algumas dicas
Last updated
Nesta aba mostraremos para que serve cada campo na hora de criar uma classificação fiscal além de algumas dicas
Last updated
É extremamente importante consultar um contador antes de alterar qualquer um desses campos. Erros no preenchimento dessa tela podem ocasionar problemas fiscais para a loja ou erros na emissão de nota fiscal pelo PDV
As classificações fiscais servem para informar ao sistema qual será a tributação de um item quando for emitida uma nota fiscal. É extremamente recomendado preencher essa tela com o auxílio de um contador.
Por padrão criamos as classificações fiscais para itens tributados e para itens de substituição tributária.
Nome - Neste campo será colocado o nome que será utilizado para essa classificação fiscal.
Tipo Operação - Neste campo teremos 2 opções de escolha:
Venda - Usada para classificação fiscal para venda de produtos
Compra - Usada para classificação fiscal para compra de produtos
Origem de Mercadoria - Campo utilizado para identificar qual a origem do produto. As opções são:
0 - Nacional, exceto as indicadas nos códigos 3 a 5
1 - Estrangeira - Importação direta, exceto a indicada no código 6
2 - Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no código 7
3 - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40%
4 - Nacional, cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos produtivos básicos de que tratam o Decreto-Lei nº 288/67 e as Leis nºs 8.248/91, 8.387/91, 10.176/01 e 11.484/07
5 - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40%
6 - Estrangeira - Importação direta, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX
7 - Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX
Alíquota ICMS - Este campo serve para identificar qual o valor da alíquota de imposto a ser praticada nesta classificação
Tipo Tributo - Esse campo serve apenas para quem possui ECF. Como o ECF já não existe mais, esse campo pode ser ignorado
CFOP (Código Fiscal de Operações e de Prestações) - É um código do sistema tributarista brasileiro, determinado pelo governo. É indicado nas emissões de notas fiscais, declarações, guias e escrituração de livros. Tem dúvidas de qual CFOP utilizar? Clique neste link para ver a tabela de CFOP.
CSOSN (Código de Situação da Operação do Simples Nacional) - É uma numeração criada pelo governo e utilizada por empresas optantes pelo Simples Nacional.
PIS e COFINS - São tributos Federais e devem ser escolhidos de acordo com o modelo tributário da empresa. Consultar o contador para ver qual código e porcentagem deverá ser utilizada.
Motivo de Desoneração ICMS - É um desconto tributário correspondente ao valor do imposto dispensado nas operações isentas, não tributadas ou suspensas, onde todo o ICMS é desonerado. O desconto é voltado para empresas do Regime Normal, que são beneficiadas com isenção ou não incidência de ICMS.
Código de Benefícios Fiscais - cBenef é a tag que simboliza o campo do Código de Benefício Fiscal, onde deve ser informado o tipo de incentivo tributário que a empresa está recebendo. Cada estado aderiu a forma de preenchimento do campo de maneira particular. Consulte sua contabilidade para saber qual classificação sua empresa se enquadra.
Fundo de Combate a Pobreza - Tributo criado para minimizar o impacto de desigualdades sociais entre os Estados brasileiros. Consulte sua contabilidade para saber qual classificação sua empresa se enquadra.