Produtos
Last updated
Last updated
É por aqui que serão cadastrados os produtos que serão vendidos pelo PDV ou utilizados para o controle de estoque da loja.
Clicando no botão Novo, será possível criar um novo cadastro, porém existe uma forma bem mais simples de fazer isso, que é utilizando o botão Copiar. Para que ele apareça, basta clicar uma vez em algum produto já cadastrado. Ele aparecerá no canto superior direito, junto do botão Editar e Remover, que servem para alterar e remover o item selecionado.
No canto superior esquerdo teremos o botão Reordenar PDV, utilizado para ordenar e organizar os produtos exibidos no PDV, e o botão Reordenar Cardápio, que faz o mesmo, porém com a comanda de celular do garçom. Para isso basta clicar e arrastar o produto/subgrupo para a posição que se deseja.
Dentro da tabela, na parte direita, teremos alguns botões importantes, conforme mostrado na imagem abaixo.
Clicando em algum dos produtos cadastrados, será aberta uma tela. Cada uma das guias dessa tela serão explicadas abaixo.
Data: Dia e horário que o item foi gravado por último por algum usuário.
Controlar estoque deste produto?: Com a opção Sim selecionada, o sistema contabilizará as saídas e entradas de estoque do produto, sendo possível acompanhá-las pelos relatórios de estoque do sistema. Vale ressaltar que as quantidades de vendas do produto ainda serão contabilizadas nos relatórios, mesmo que a opção Não esteja selecionada.
Código: O código do produto pode ser de sua escolha, desde que não seja repetido e não tenha mais de 15 números. Esse código poderá ser digitado no PDV para vender o produto mais rápido.
Nome: No nome do produto evite usar caracteres especiais (%$#@'") para que não ocorra erros na emissão da nota fiscal. Além disso, utilize nomes abreviados ou pequenos para que ele seja exibido no sistema de forma clara e bem visível.
$ Ultima Compra (UNID): Valor da última compra desse item na entrada de mercadorias. Esse campo é somente informativo, não podendo ser alterado por aqui, apenas pela aba Vendas.
$ Venda: Preço que o item será vendido no sistema.
Estoque: Estoque atual do item. Esse campo é somente informativo, não podendo ser alterado por aqui, apenas pelo módulo de Estoque.
Grupo: Grupo onde o item aparecerá no cadastro de produtos da Retaguarda. O grupo não aparece no PDV, servindo somente para organização dos itens nos relatórios do sistema.
Subgrupo: Categoria que o item pertencerá. A categoria é exibida no PDV, além de aparecer em relatórios do sistema, facilitando a organização e visualização.
Local Impressão: Local em que será impressa a via de produção do item. Saiba clicando em Locais de Impressão.
Usar nome do produto no impresso: Ao desmarcar esta opção, será exibido um novo campo onde será possível editar o nome que o produto terá na via de produção. Fazendo isso, é possível utilizar um nome mais abreviado no PDV enquanto um nome maior e detalhado para ser impresso nos locais de produção.
Descrição: Neste campo poderá ser colocada a descrição que o item terá no cardápio do Xmenu Delivery Online, Totem ou Tablets de autoatendimento.
Modo Edição: Faz com que seja possível alterar o preço dos produtos clicando nos valores deles na coluna Preço.
Exportar PDF: Baixa um arquivo em PDF com os produtos e colunas exibidas.
Exportar todos os dados baixa: Baixa uma planilha que pode ser aberta pelo Excel ou Google Docs.
Seletor de colunas: Esse botão exibe todas as colunas e filtros disponíveis na tela. Clicando e arrastando uma coluna exibirá ela na tabela, da mesma forma que arrastando uma coluna para dentro do seletor fará com que ela não apareça na tela.
Pesquisar: Filtrará em todas as colunas da tela o texto digitado.
Exibir: Por padrão a tela exibe os produtos ativos no sistema, mas por esse filtro é possível que sejam exibidos na tela também os itens que foram removidos.
Para isso basta selecionar o local adicionar e apertar o botão Incluir. Clique no símbolo de lixeira para remover o local da listagem.